segunda-feira, 15 de junho de 2009

Semana Decisiva

Estamos entrando em uma semana de decisões para diversos clubes do país. Palestrinos, corintianos, colorados, tricolores paulistas e cruzeirenses, se forem doentes como eu, passaram esse feriadão desejando que os dias passassem rápido para ver o jogo do seu time de coração. E ele está cada vez mais próximo!

Os primeiros a sofrerem - ou não - são os palmeirenses. O Verdão entra na "cancha" (já aderindo ao clima de Libertadores) uruguaia às 19:10h da quarta-feira para o segundo jogo contra o Nacional. A primeira partida foi 1 a 1, e a equipe do Parque Antártica precisa de uma vitória simples ou de um empate com mais de um gol para cada lado, para ir as semis.

O Nacional é um time tradicional - e só - e seu maior trunfo é poder jogar ao lado de sua torcida, que lotará o lendário Centenário de Montevidéu. A equipe não conta com nenhum grande talento individual, mas no primeiro jogo aparentou ser dotada de grande disciplina tática. Já o Palmeiras sofre de seu problema crônico desde que Luxa assumiu o time: as exibições irregulares. Isso não quer dizer que o torcedor tem motivos para não acreditar, já que ele se complicou em jogos fáceis e venceu os improváveis. Lembram-se da partida na primeira fase contra o Sport, na Ilha, e da vitória épica contra o Colo-Colo em Santiago? Os tricolores uruguaios são os favoritos, mas qualquer resultado é possível.

No mesmo dia só que mais tarde, às 21:50, Corinthians e Inter começam a disputar a final da Copa do Brasil. O Timão não joga bem desde que foi campeão paulista. Ele sofre com o desgaste de seus jogadores e com a má condição física de Ronaldo, que voltou a engordar. Prova disso foi a classificação contra o Vasco no Pacaembu. A equipe sofreu para empatar com o time de Dorival Junior, quarto colocado da Segundona.

O Inter não contará com Nilmar e Kléber, que estão na seleção junto com André Santos, do Corinthians. Outro problema é D’alessandro, que está contundido e é dúvida para o jogo do Pacaembu (mas creio eu que ele vai jogar). O Colorado, na minha humilde visão, é o favorito. Cabe ao Corinthians utilizar sua competência tática, a experiência de seus jogadores e o apoio da Fiel para conseguir um bom resultado na quarta e ir bem encaminhado para o último jogo, daqui a duas semanas e meia, no Gigante da Beira Rio.

São Paulo e Cruzeiro são os últimos a entrarem em campo, na quinta-feira às 21:50. O tricolor do Morumbi precisa de uma vitória. Qualquer outro resultado da a classificação aos mineiros, que ganharam a primeira de 2 a 1.

A favor do São Paulo pesa a única boa atuação do time nos últimos 3 meses, justamente contra o Cruzeiro, na vitória por 3 tentos a 0 dentro do Morumbi, no Brasileirão. Nada mais do que isso, já que o futebol tricolor este ano está sofrível.

O Cruzeiro apresenta um futebol vistoso, mas aparenta fragilidade defensiva e falta de experiência. Em outras palavras, falta “pegada de Libertadores” para os celestes. O São Paulo é o favorito, não pelo seu futebol, mas por ter mais tradição no campeonato, ser mais experiente e também por decidir em casa.

Sorte daqueles que não torcem por nenhum desses times. Eles vão ver três jogões sem sofrer nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário