quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Palmeiras só depende dele. O Galo também

O que está acontecendo com o Palmeiras? Dos últimos doze pontos disputados a equipe conquistou apenas um, sendo que não vence e não marca gols há três jogos. Se não bastasse isso, o futebol jogado pelo Verdão está péssimo. A situação só não é pior porque no outro lado do muro, no São Paulo, as vitórias também cessaram.

A duas semanas atrás quase todos colocavam somente o Palmeiras e o São Paulo como candidatos ao título. Entretanto, com a pane dos dois, o Atlético/MG - que já era dado como morto ao título -, o Flamengo - que está em uma arrancada fenomenal - e o Inter se aproximaram.

O Galo se aproximou tanto que já depende somente das suas forças para ganhar o seu bi nacional. O verde hoje tem 54 pontos em 31 jogos. Os alvinegros possuem 50 pontos, mas com um jogo a menos. Na próxima rodada enfrentam o Vitória num Mineirão abarrotado por atleticanos fanáticos. Se vencerem chegarão a 53 pontos, ficando a um do líder.

Na penúltima rodada ambos se enfrentam, no Palestra Itália. Se seguirmos nessa toada e se os mineiros venceram, roubarão a liderança palmeirense.

O Atlético/MG ainda enfrenta  o Vitória(C), Fluminense(F), Goiás(F), Flamengo(C), Coritiba(F), Inter(C), Palmeiras(F) e Corinthians(C).

O Palmeiras tem em seu caminho o Goiás(C), Corinthians(Campo Neutro), Fluminense(F), Sport(C), Grêmio(F), Atlético/MG(C) e Botafogo(F)

Vejo o caminho verde mais facilitado que o do alvinegro. Mas nessa análise não levei em conta o futebol jogado por ambos. O do Atlético/MG, por hora, é bem melhor.

Mas, não podemos nos esquecer do Flamengo. Se os rubronegros vencerem o clássico contra o Botafogo, no Engenhão, chegarão aos 51 pontos, a três do líder. Estão embalados, com um Pet jogando muito e acolhidos pela nação que vai lotar o Maraca até o final do ano.

Ainda jogarão contra o Botafogo (F), Barueri(F), Santos(C) Atlético/MG (F), Náutico (F), Goiás (C), Corinthians (F) e Grêmio (C). Eles correm por fora, mas em uma ou duas rodadas podem se tornar candidatos diretos.

Por último não podemos deixar de falar do tri campeão, o São Paulo. Com 49 pontos, a cinco do vizinho Palmeiras, ainda pegarão o Santos(F), Inter(C), Barueri(C), Grêmio(F), Vitória(C), Botafogo(F), Goiás(F), e Sport(C).

Inter e Goiás, no meu modo de ver, não brigam pelo título.

Os prognósticos finais são:

PALMEIRAS 

Com nítida queda de produção e de futebol jogado, terá que se reencontrar dentro de campo, agora sem Cleiton Xavier - que ficará 30 dias fora por lesão. Muricy terá que mostrar porque é o técnico tricampeão brasileiro e que não é o culpado pela queda do time.

ATLÉTICO/MG

É o time que melhor se reforçou na janela do meio do ano e seu futebol vem numa crescente. Conta com um Tardelli inspirado e com jogadores bons e experientes. O fator campo também conta, já que tem uma torcida apaixonada. É a hora de mostrar que ainda é um grande do futebol brasileiro.

FLAMENGO

Quando embala é difícil de parar. Andrade ganhou o grupo, Pet está bem, Adriano é matador e Zé Roberto voltou a jogar. Com o apoio de sua torcida (lembrando que das últimas oito rodadas só jogará três no Maracanã) pode ser que chegue.

SÃO PAULO

O técnico não é mais o mesmo e os jogadores parecem estar desmotivados. Muitos não terão seus contratos renovados, outros queriam sair no meio do ano e isso parece influir dentro de campo. Mas, com três títulos seguidos, alguém ousa duvidar do "time da fé"?


3 comentários:

  1. discoRdo em relação ao Inter, acho que ainda pode chegar, mas também acredito que o Galo é o favorito nesta reta final.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bem, independente de quem seja o campeão, serve como um "tapa na cara" daqueles que acham que o campeonato por pontos corridos não é emocionante.

    Realmente alguns anos não foi, mas é porque os times não sabiam jogar. Agora que estão aprendendo este tipo de disputa, está bem melhor e mais equilibrado. Além de muito mais justo.

    De qualquer modo, se o São Paulo for campeão, pode assinar um atestado de incompetência para todos os outros times. Mas acho difícil que seja esse ano.

    ResponderExcluir
  3. Estou crendo que esse ano o Brasileirão vai ficar com o Galo. Apesar que eu acho o Celso Roth um técnico que não tem perfil de campeão.

    ResponderExcluir