sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A CBF é o antônimo de uma confederação



O que são as federações ou confederações? Segundo o dicionário Aurélio, federação é a reunião de grupos profissionais, esportivos, religiosos, ou outros de caráter definido, para defender e promover objetivos comuns. Já confederação, de acordo com o mesmo dicionário, é o agrupamento de associações, federações profissionais, sindicais, esportivas, etc., para a defesa de interesses comuns.

Pois bem. Ontem, Mano Menezes divulgou as convocações para os amistosos contra a Argentina (só chamou jogadores que atuam no País), México e Costa Rica. No jogo contra a Argentina, não haverá rodada. Ótimo. Contra México e Costa Rica, nos dias 7 e 11 de outubro, respectivamente, haverá.

Sendo assim, o Fla-Flu do dia 9 não terá nada menos que Ronaldinho e Fred, as duas maiores estrelas dos rivais históricos que brigam, no mínimo, por vaga na Libertadores. Os dois também não atuam contra Palmeiras (Ronaldinho) e Coritiba (Fred).

O Botafogo, que busca o título, não terá Jefferson contra o Bahia e no duelo com o concorrente direto Corinthians. Assim como o Vasco, que ficará sem Dedé nos embates frente ao Internacional — que não terá Oscar neste jogo e no frente ao São Paulo — e Atlético Paranaense.

E tem mais: o tricolor paulista fica sem Lucas para os jogos contra o Cruzeiro e o Inter; o Santos não terá Neymar no clássico com o Palmeiras e no confronto com o Atlético Mineiro, o qual não terá Réver neste jogo e no clássico local com o América (ambos brigam para não cair).

Vale lembrar que este é o campeonato mais disputado dos últimos anos e, com certeza, será decidido nos detalhes.

Agora eu faço outra pergunta: se as federações e confederações servem para defender e promover objetivos comuns, o que faz a CBF? Desvaloriza o próprio campeonato e amputa os seus associados roubando deles atletas importantes em troca de amistosos comerciais que não valem absolutamente nada?

E os clubes? Se sujeitam mudamente a esse assalto? Em troca de quê? Por que eles são associados de uma entidade que enriquece cada vez mais enquanto as agremiações acumulam dívidas?

Faço tantas perguntas porque não sei as respostas. Mas suponho. E isso é papo para outro post.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Já tem gente dizendo que Mano Menezes favoreceu o Corinthians ao convocar jogadores dos seis primeiros colocados do certame, exceto do alvinegro paulista. Até acho que Ralf merecia ser chamado e não sei porque não foi.

Mas vale uma lembrança: o mesmo Mano Menezes convocou Jucilei e Elias para um amistoso que aconteceu na semana da partida contra o Vitória, na reta final do Brasileiro de 2010. Os jogadores voltaram cansados, jogaram debaixo do sol escaldante soteropolitano e o Corinthians apenas empatou, perdendo ali a liderança que jamais conseguiu recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário