terça-feira, 27 de setembro de 2011

2011, o ano do Vasco

Pense no Vasco no início do ano. O que se via? Um grande clube do futebol brasileiro que parecia parado no tempo, livre da ferrenha ditadura de Eurico Miranda, mas distante de qualquer possibilidade de repetir as glórias do passado.

O Vasco não ganhava um título havia oito anos. O último foi o Campeonato Carioca de 2003. Conquistas relevantes estavam mais distantes ainda: o Brasileiro e a Mercosul de 2000, a útima com direito a uma virada homérica em cima do Palmeiras em pleno Palestra Itália.

Mais do que isso, o Gigante da Colina foi rebaixado em 2008.

Dirigido por Dorival Junior, foi "campeão" da Série B em 2009, mas em 2010 fez campanha sem graça no Brasileirão.

Eis que chega 2011 e o panorama parecia desesperador. A equipe teve seu pior início de temporada da história, com derrotas para o Resende, Nova Iguaçu e Boa Vista.

PC Gusmão, contratado em 2010 para afastar qualquer chance de novo rebaixamento, foi demitido.

Para o seu lugar o eterno ídolo e presidente desde 2008, Roberto Dinamite, trouxe o boa praça, mas então contestado como técnico, Ricardo Gomes.

Penso que nem o mais fanático torcedor do clube da Colina imaginava, mas ali começava a mudança da maré vascaína.

O Vasco não foi campeão Carioca, foi além. Venceu um título de amplitude federal: a Copa do Brasil, que garantiu vaga na Libertadores de 2012.

No Brasileiro, embora todos imaginassem um certo marasmo, por ter vaga garantida na Libertadores, a equipe não titubeou e se manteve na briga.

Para a surpresa de muitos, embora tenha perdido (ainda não se sabe se definitivamente) o seu grande líder Ricardo Gomes, o Vasco hoje, na 26ª rodada do Brasileiro, é o líder da competição.

O torcedor ainda tem como bônus o prazer de ver um dos maiores heróis da conquista da Libertadores de 1998, Juninho Pernambucano, liderando a meia cancha vascaína. Sem contar Diego Souza, que vive uma nova boa fase e está dando show dentro de campo.

Não sei se o Gigante da Colina será o campeão deste que é o Campeonato Brasileiro mais disputado dos últimos anos.

Mas independente disso e por tudo o que citei aqui, com certeza, 2011 é o ano do Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário